domingo, 30 de outubro de 2011

Animais no Circo

Em 2009, Portugal entrou para o restrito grupo de países que proibem animais no circo, alegando o bem-estar animal, a conservação das espécies e por, alegadamente, estar em causa a saúde pública.


Numa tentativa tímida de fingir-se preocupado com os nossos animais, o governo PS de José Sócrates provou-nos ser irresponsávelmente ignorante e impotente ao não conseguir regular a forma como os circos possuem os seus animais, sendo claro que a democracia inexistente nesta portaria escolheu o caminho mais fácil: a proibição.


Quando um Estado ataca de forma cobarde e de força desadequada, e que nos mostra que é esta a forma escolhida de se fazer política, estamos perante a prova de um total desconhecimento da realidade de um país onde existem centenas de milhar de animais em zoo´s particulares e públicos, lojas de animais, explorações agrícolas, centros hípicos, quintas pedagógicas, clubes de caça e pesca, incontáveis touradas de norte a sul do país, animaís domésticos sabe-se lá em que condições, Portugal transformou assim o Circo no bode expiatório, num elo mais fraco por ser a actividade mais exposta e que nada tem a esconder.


Por ser hipócrita e injusta, esta portaria não pode vingar num país que ser quer democrático e desenvolvido.
O "todo" que paga pela "parte" não existe em democracia.


Exigimos o fim desta portaria. Exigimos o reconhecimento do erro.

1 comentário:

  1. O circo é magia, se os activistas (que levam esta vida para ganharem o seu e arranjarem quezilas para desorientar quem ganha o pão honradamente, desprezados pelo poder politico), fizessem alguma coisa por quem deviam, haveria muita coisa que fizessem neste mundo sem ser incomodar quem trata dos bixos melhor que as pessoas se tratam.

    ResponderEliminar